Noticias

Sócio Fundador, Sirillo Damian completa 96 anos

Noticias

Segundo o Dicionário Oxford Languages, história é o conjunto de conhecimentos relativos ao passado e sua evolução, segundo o lugar, a época, o ponto de vista. Quando se fala em história do Clube Esportivo Guarani, o nome Sirillo Damian vem logo à tona. No dia 07 de setembro de 1947, um grupo de abnegados cidadãos de São Miguel do Oeste batia o martelo para a criação do Clube Esportivo Guarani. Em meio aos sócios fundadores, e membro da primeira Diretoria, estava o nome de Sirillo Damian. Residindo em São Miguel do Oeste até hoje, Seu Sirillo é memória viva de nossa cidade e de nosso clube. Nesse sábado, dia 12, ele completa 96 anos de idade. Veja mais fotos CLICANDO AQUI (ou copie o link e cole no seu navegador).

Com presteza, ofereceu uma parte de seu acervo fotográfico para ilustrarmos nossas lembranças, desde  os primórdios de nosso clube, dentro e fora de campo. Nos repassou, inclusive, a primeira relação de sócios do Guarani. Os 34 nomes pioneiros foram: Aurélio Canzi, Waldemar Rangrab, Avelino de Bona, Sirillo Damian, Laurindo Schacker, Arly Barichello, Orlando J. Neis, Elio Q. Schreiner, Ovídio C. Neis, Tadeu Bregola, Theobaldo Dreyer, Noé Lajus, Antonio Molin, Heitor L. Stringhini, João Bernat, Guilherme José Missen, Rineu Gransotto, Walnir Bottaro Daniel, Luiz Daniel, Guerino Luzzi, Orlando Marzani, Lauro Greff, Artur Schmith, Alcibíades Mariani, Nadyr Bertuol, Oswaldo Coelho, Batista Scandolara, Ernesto Beno Dresch, José Zanin, Oreste Dal Magro, João Manto, Ampélio Veroneze, Guerino Telló e Arno Schwambach. Era cobrado dos interessados em associar-se o valor de Cr$ 1,00 (um cruzeiro) por mensalidade. Qualquer palavra seria escassa para expressar nosso agradecimento a todos.

Chegada a Vila Oeste e a história no Guarani

Nascido em Guaporé (RS), a 12 de setembro de 1924, Sirillo Damian chegou a Vila Oeste em 1944, três anos antes da fundação do Guarani. Com a esposa Paulina Minossi (in memorian) teve  três filhas: Maria de Lourdes, Ieda e Loide. Trabalhou no primeiro moinho da localidade, pertencente a Colonizadora Barth, Annoni e Cia. Ltda. Foi também taxista. Segundo o relato de Seu Sirillo, algumas pessoas reuniam-se para praticar futebol, e começaram a organizar-se para oficializar um clube, até efetivar a criação do Clube Esportivo Guarani. E inclusive recorda que a ideia do nome Guarani veio em conjunto entre ele, Guerino Luzzi e Oswaldo Coelho, fazendo menção à relação com a mata e a natureza, apesar de por aqui não existir população da tribo Guarani.

Os primeiros treinos e jogos eram no campo onde está hoje situada a Praça Walnir Bottaro Daniel, e no antigo campo Municipal (atual Crea). Damian, que jogava como “half direito” (meia direita) lembra de alguns dos companheiros de time: os irmãos Balbinott, Chico da Faro, Bruno Dannebroch, Antônio Dreyer, Emílio Marquardt, dentre outros queridos colegas de time. Inclusive, Padre Aurélio Canzi também jogava. E de batina.

Então Padre Aurélio doou o terreno onde hoje localiza-se o estádio com seu nome. A área onde hoje está o Ginásio foi doada pelo empresário Daniel Baldissera. Os trabalhos para construção do campo contaram com a colaboração da Prefeitura, da Sicam, da Faro, empresas que cediam maquinário e mão-de-obra, concretizando o sonho da construção do estádio próprio.

Seu Sirillo fez parte de diretorias do Guarani por mais de 30 anos. E um fato marcante foi quando à serviço do clube, por acidente, acabou sendo atingido por um tiro na perna esquerda, tendo corrido sério risco de perder o membro. A cirurgia teve que ser realizada em Porto Alegre. Ouça a descrição de Seu Sirillo desse episódio CLICANDO AQUI (ou copie o link e cole no seu navegador).

Aos 96 anos, nosso pioneiro deixa a mensagem de que tudo valeu a pena, hoje com as filhas todas consolidadas, tendo o carinho de todas, e considera que não tenha inimigos. Para ele, “ninguém pode dizer que todos os dias são bons, há os dias bons e os ruins”, mas sente-se satisfeito pelo que pôde fazer. Uma grande mensagem. Confira nas fotos gentilmente cedidas momentos únicos na história do nosso clube. Parabéns, Feliz Aniversário Seu Sirillo Damian, agradecemos por tudo. Agradecemos também a seu genro, Sérgio Volpi, que organizou o encontro. #GuaraniEmFrente!

Compartilhe:

Outras Páginas: